“Dashboards” é um termo relativamente novo, mas a idéia de criação de relatórios concisos e profissionais definitivamente não é nova. O Excel pode ser uma grande ferramenta para a síntese dos dados em gráficos e tabelas, e criar modelos gerenciais interativos. No entanto, a criação de um bom dashboard no Excel é algo que poucas pessoas são capazes de fazer sem algum treinamento.
O valor dos dados depende da capacidade de cada usuário em saber acessá-los, analisá-los, interpretá-los e comunicá-los. Quando você tem a capacidade de tornar uma informação vital, acessível para as pessoas que dela necessita para tomada de decisões, você se torna um ativo valioso para a organização. Veja o exemplo abaixo:
Esta figura é de um relatório em Excel real para o CEO de uma empresa com faturamento anual de cerca de um bilhão de dólares.
Na figura acima, o leitor deve estudar os números para encontrar significado em si. Mas mesmo depois de estudar por um longo tempo é fácil perder o foco sobre o desempenho recente.
O relatório do painel abaixo também usa o Excel mostrando os mesmos dados da figura acima o que muda apenas a forma de apresentação, neste exemplo são utilizados gráficos em formato de dashboard.
Um rápido olhar sobre as cartas neste painel revela a visão crítica: o desempenho de julho foi essencialmente plana em todas as cidades. Esta informação é vital, porque ela sugere problemas fundamentais com as vendas em toda a região, ou mesmo toda a empresa.
Qual a versão dos dados fornece a visão mais completa com menos tempo? Qual a versão que a maioria de seus gestores gostariam de receber? Ou o que oferece uma visão imediata?
Ok, mas como começar? É evidente que a maneira mais fácil para se criar um dashboard no Excel é começar a partir de modelos já criados, como as mostradas nos exemplos abaixo.
Mas somente isto basta? Não, apenas nos dá uma idéia de layout e não a forma de transformarmos dados em informações, nas próximas postagens daremos inicio a uma seqüência passo a passo de um dashboard, desde a formação da base de dados até a composição dos gráficos. Um forte abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário